sexta-feira, 7 de outubro de 2011

RICAL - SANTAREM

 
 
Garrafa que era comercializada pela empresa de refrigerantes Canelas & Canelas de Almeirim com rótulo em papel, mas quando se formou a Rical em 1962 (esta empresa era uma das que formou a Rical) resolveram enviar estas garrafas para a Marinha Grande para serem pirogravadas com a marca RICAL.
É de salientar que no fundo da garrafa tem em relevo CANELAS & CANELAS - ALMEIRIM. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A garrafa mais antiga da Rical é a de vidro incolor ( a que diz Rical/ Frutidor, foi a transição da marca Frutidor para Rical), depois simultaneamente com as garrafas de vidro incolor surgem as de vidro verde e castanho.
Nos últimos anos da comercialização da Rical as garrafas pirogravadas eram somente de vidro verde.







Rical é a marca aonde se pode encontrar mais variedades de garrafas com a pirogravura diferente, tanto nas garrafas pequenas como das de litro.
Só com a marca Rical dá para fazer uma colecção com imensas garrafas todas diferentes, ainda hoje quando encontro garrafas das de vidro transparente (litro, das pequenas, existe também outro tamanho )

Inicialmente a empresa chama-se Frutidor e passados uns anos começou a designar-se Rical



Em 1961 a Rical surgiu da fusão de várias empresas Ribatejanas de refrigerantes e constituida como: RICAL - Empresa Produtora de Refrigerantes Rodrigues, Irmão e Cª Lda, no centro da cidade de Santarém na Quinta de Santo António (actualmente ao lado tem os Bombeiros Municipais de Santarém )
Teve no inicio cerca de 50 colaboradores, na sua maioria mulheres deslocadas que viviam durante a semana nas instalações da empresa.
Em 1963, o nome foi alterado para: RICAL - Empresa Produtora de Refrigerantes e Águas, Lda.
As fotos são da actualidade, tenho uma de época mas não consigo colocar ( está em formato PDF), assim que consiga coloco.
A seta a vermelho assinala as antigas instalações e as fotos da Quinta.

Em 1972, devido às exigências do mercado, foi feita uma nova fábrica na Quinta dos Pinheiros - Portela das Padeiras - Santarém.

As vendas caiem e a empresa entra em declinio, entra então a UNICER em 1987 que adquire a marca e todos os produtos são descontinuados, com excepção da "gasosa".
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SB é o fabricante (Santos e Barosa)
586 é o modelo da garrafa
O nº que está ao lado de SB costuma estar ao meio entre o nº do modelo e as letras do fabricante.
Neste caso não acontece pois está também gravada a chancela da marca.
Esse nº "do meio" é como se fosse o da tiragem, explicando melhor, SB modelo 586 variante 1, 2, 3, 4, 5... etc.
Acontece muito nas garrafas pirogravadas mais recentes (formato tipo sumol ou cónicas) em várias marcas de refrigerantes.

 







1 comentário:

  1. Coleciono garrafas antigas...tem para troca/venda?
    rpsv123@gmail.com

    Rui S

    ResponderEliminar